Contratos são utilizados dentro do ERPx para armazenar no sistema acordos comerciais de prestação de serviços e de vendas.
No contrato é possível especificar:
- Os produtos ou serviços que o cliente irá comprar;
- Os códigos e descrições que o cliente deseja que sejam utilizados, pois eles podem ser diferentes dos seus códigos e descrições;
- Os preços acertados para cada item;
- Forma de pagamento;
- Endereço de faturamento;
- Endereço de entrega;
- Comissões diferenciadas, etc.
Os endereços constantes no contrato podem ser diferentes dos do próprio Cliente.
Com a página de Gerenciamento de Contratos, o usuário do sistema poderá adicionar novos contratos, executar a edição, exclusão, impressão e visualização dos contratos já cadastrados.
Procura de Contratos
Utilizada para filtrar os contratos que serão visualizados. Caso deseje visualizar todos os contratos cadastrados, realize a busca sem definir quaisquer um dos campos.
Campos da busca
- Cliente: Busca pelo Cliente do(s) contrato(s);
- Data: Serão considerados contratos que tiverem suas datas dentro do intervalo especificado nos campos correspondentes ("Data de:" e "Até").
Caso a busca encontre algum contrato, será exibido o código do contrato, razão social do cliente, data do contrato e data de vencimento do contrato.
Gerenciando Contratos
Criando contratos
A criação de um contrato é dividida em quatro abas. Veja abaixo a descrição de cada uma das abas e dos campos da tela:
- Copiar contrato: Permite a cópia de um contrato já realizado no sistema para um novo, minimizando a digitação de informações;
- Unidade da empresa: Escolha em qual Unidade, Filila ou Empresa o contrato será vinculado;
- Cliente: Escolha o Cliente para o qual se destina o contrato;
- Situalção: Ativo ou Inativo;
- Data Inicial, data em que o contrato começará a ter efeito;
- Vencimento, data de termino do contrato
- Vendedor, código do Vendedor;
- Comissão do Vendedor valor, em porcentagem, da comissão do vendedor;
- Forma de Pagamento código da Forma de Pagamento;
- Prazo, prazo, em dias, que o contrato terá validade, a partir da Data Inicial;
- Frete, especifica se o frete será pago pelo Cliente ou pelo Fornecedor.
- Descrição:, A descrição é listada no ger. de contratos e deve conter informações sobre o natureza do contrato que permita distingui-lo de outros .
- Referência, especifica um documento do cliente, como pedido ou numero de contrato o qual originou o presente contrato.
Campos de Endereço de Entrega e Cobrança
Existe ainda dois grupos de campos destinados a informar quais serão os endereços de entrega e cobrança do pedido ou compra. Ambos os grupos possuem exatamente as mesmas características. Os campos que pertencem a cada um deles são:
- "Utilizar o endereço já cadastrado para o cliente?" Respondendo "Sim" a esta pergunta, todos os campos do grupo serão bloqueados para edição e o sistema carregará o endereço de entrega/cobrança constante no cadastro do cliente especificado pelo campo "Cliente" descrito acima. Caso a resposta seja "Não", os campos ficarão abertos para edição e seus eventuais valores serão apagados;
- CEP CEP do logradouro correspondente ao endereço. Caso o CEP digitado seja válido, o sistema automaticamente carregará o s dados do logradouro;
- Endereço Logradouro para cobrança/entrega;
- Número Número do imóvel de entrega;
- Complemento (Compl): Complemento do endereço (bloco, conjunto etc);
- Bairro Bairro onde o logradouro é localizado;
- Cidade Cidade do logradouro;
- UF Sigla do estado da cidade do logradouro;
- DDD DDD da cidade;
- Telefone Telefone para contato;
- Ramal Ramal, caso haja.
Exclusão de Contratos
Permite excluir um Contrato cadastrado. Confirme os dados exibidos na página (Código do Cliente e Data do Contrato) e, estando corretos, clique em "Remover". Caso não queira realizar a exclusão, clique em "Cancelar".
ATENÇÃO: O contrato excluído não poderá ser restituído. Portanto, tenha cautela ao realizar operações de exclusão!!!
Impressão da Relação de Contratos
Exibe um relatório, destino à impressão, de todos os contratos encontrados nos resultados da pesquisa.
Impressão de Contratos
Exibe um modelo do Contrato, destinado à impressão, com os dados significantes do Cliente (Razão Social, CNPJ/CPF, Endereço etc.), dados do Contrato (Data de Emissão, Frete, Prazo de Pagamento) e dados dos itens constantes do Contrato.
Condições de Contratos
As condições cadastradas aqui são utilizadas durante a impressão do contrato ou durante a visualização pelo cliente em sua área de acesso à Intranet da empresa.
Esta condições devem ser definidas pela política de venda da empresa e pode variar de unidade para unidade. Utilize os links abaixo para cadastrar e dar manutenção a estes itens informativos do pedido.
Tipos de Contrato
Os tipos cadastrados aqui são utilizados no contrato ou durante a visualização pelo cliente em sua área de acesso à Intranet da empresa.