As unidades de medida permitem estabelecer como foi medida a quantidade comprada, vendida ou estocada.
Todos temos uma certa noção do que é medir. Formalmente tudo aquilo que pode ser medido chama-se "grandeza", assim, o peso, o comprimento, o volume, a área, são "grandezas". Medir é comparar uma quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se denomina "unidade".
No ERPx as unidades de medida são agrupadas em grandezas, e a cada grandeza é fixada uma "unidade padrão" que estabelece o fator de conversão para as demais.
- Área
- m2 - Metro quadrado (padrão)
- cm2 - Centímetro quadrado (0,0001)
- Comprimento
- m - Metro (padrão)
- cm - Centímetro (0,01)
- Embalagem
- UN - Unidade (padrão)
- CT - Cartela (1)
- CX - Caixa (1)
- DZ - Duzia (12)
- GS - Grosa (144)
- PA - Par (2)
- PÇ - Peça (1)
- PR - Par (2)
- PT - Pacote (1)
- RL - Rolo (1)
- Peso
- kg - Kilograma (padrão)
- g - Grama (0,001)
- SC60 - Saca 60Kg (60)
- Volume
- l - Litro (padrão)
- m3 - Metro cúbico (1000)
- ml - Mililitro (0,001)
- Erro
- X - Não definida (padrão)
No ERPx, conforme o contexto, a unidade de medida pode:
- Padronizar a grandeza relativa à quantidade de um determinado produto (SKU). Não se pode, no ERPx, fixar uma quantidade sem a respectiva unidade, de forma que fica determinada também, indiretamente, a grandeza.
- Expressar precisamente uma quantidade (ao escolher a unidade adequada). Exemplo: é melhor expressar as quantidades "5kg" e "155g" dessa forma, do que "5000g" ou "0,155kg".
- Indicar o tipo de embalagem na qual se encontra o produto. Dois produtos "idênticos" (representados por um mesmo produto) podem diferir no SKU, e até mesmo no preço, por conta da embalagem.
Utilize os ícones para criar uma nova unidade , editar ou excluir uma Unidade de Medida.
No exemplo acima, a Unidade de Medida "Segundo" é padrão para a grandeza Tempo e ela será utilizada para as conversões necessárias de Hora para Segundo, Segundo para Minuto, etc...