A estrutura de departamentos é cadastrada em níveis hierárquicos (árvore) de dois tipos, analíticos e sintéticos.
Os funcionários, receitas e despesas são cadastrados ou lançados apenas nos níveis analíticos (chamados de centros de custos no lançamento de despesas).
Os níveis sintéticos são usados para consolidar resultados nos relatórios.
Clique aqui e veja o vídeo de como cadastrar um departamento.
Ao criar um novo Departamento ou Editar um existente, clicando no nome do departamento, será aberta a tela abaixo:
Campos:
Nome da Unidade: Escolha a unidade deste Departamento.
Código: Informe um código.
Departamento superior: Escolha o Departamento Superior ou Raiz, caso você queria inserir no primeiro nível da árvore.
Nome: Informe um nome para o Departamento.
É centro de custo?: Escolha Sim ou Não. Os departamentos / centros de custos são usados no contas a pagar para o rateio das despesas em comum.
É o centro de custo padrão?: Apenas um centro de custo padrão deve existir. O centro de custo padrão é usado no contas a pagar para classificar todas as transações que não tenha algum rateio definido.
Tipo de centro de custo: Escolha Sintético ou Analítico. Os analíticos são mostrados no contas a pagar, os sintéticos são utilizados para agrupar custos nos relatórios financeiros.
É centro de lucro?: Escolha Sim ou Não. Os centros de lucros são usados no contas a receber para o rateio das receitas da empresa.
É o centro de lucro padrão?: Apenas um centro de lucro padrão deve existir. O centro de lucro padrão é usado no contas a receber para classificar todas as transações que não tenha algum rateio definido.
Proteger dados?: Escolha Sim ou Não. Se sim, as informações da unidade somente poderão ser alterados por pessoal com senha de alteração para este módulo cadastrada no sistema.