Contratos são utilizados dentro do ERPx para armazenar no sistema acordos comerciais de prestação de serviços e de vendas.

No contrato é possível especificar:

  • Os produtos ou serviços que o cliente irá comprar;
  • Os códigos e descrições que o cliente deseja que sejam utilizados, pois eles podem ser diferentes dos seus códigos e descrições;
  • Os preços acertados para cada item;
  • Forma de pagamento;
  • Endereço de faturamento;
  • Endereço de entrega;
  • Comissões diferenciadas, etc.

Os endereços constantes no contrato podem ser diferentes dos do próprio Cliente.

Com a página de Gerenciamento de Contratos, o usuário do sistema poderá adicionar novos contratos, executar a edição, exclusão, impressão e visualização dos contratos já cadastrados.

Procura de Contratos

Utilizada para filtrar os contratos que serão visualizados. Caso deseje visualizar todos os contratos cadastrados, realize a busca sem definir quaisquer um dos campos.

Campos da busca

  • Cliente: Busca pelo Cliente do(s) contrato(s);
  • Data: Serão considerados contratos que tiverem suas datas dentro do intervalo especificado nos campos correspondentes ("Data de:" e "Até").

Caso a busca encontre algum contrato, será exibido o código do contrato, razão social do cliente, data do contrato e data de vencimento do contrato.


Gerenciando Contratos

Criando contratos

A criação de um contrato é dividida em quatro abas. Veja abaixo a descrição de cada uma das abas e dos campos da tela:

 

  • Copiar contrato: Permite a cópia de um contrato já realizado no sistema para um novo, minimizando a digitação de informações;
  • Unidade da empresa: Escolha em qual Unidade, Filila ou Empresa o contrato será vinculado;
  • Cliente: Escolha o Cliente para o qual se destina o contrato;
  • Situalção: Ativo ou Inativo;
  • Data Inicial, data em que o contrato começará a ter efeito;
  • Vencimento, data de termino do contrato
  • Vendedor, código do Vendedor;
  • Comissão do Vendedor valor, em porcentagem, da comissão do vendedor;
  • Forma de Pagamento código da Forma de Pagamento;
  • Prazo, prazo, em dias, que o contrato terá validade, a partir da Data Inicial;
  • Frete, especifica se o frete será pago pelo Cliente ou pelo Fornecedor.
  • Descrição:, A descrição é listada no ger. de contratos e deve conter informações sobre o natureza do contrato que permita distingui-lo de outros .
  • Referência, especifica um documento do cliente, como pedido ou numero de contrato o qual originou o presente contrato.

Campos de Endereço de Entrega e Cobrança

Existe ainda dois grupos de campos destinados a informar quais serão os endereços de entrega e cobrança do pedido ou compra. Ambos os grupos possuem exatamente as mesmas características. Os campos que pertencem a cada um deles são:

  • "Utilizar o endereço já cadastrado para o cliente?" Respondendo "Sim" a esta pergunta, todos os campos do grupo serão bloqueados para edição e o sistema carregará o endereço de entrega/cobrança constante no cadastro do cliente especificado pelo campo "Cliente" descrito acima. Caso a resposta seja "Não", os campos ficarão abertos para edição e seus eventuais valores serão apagados;
  • CEP CEP do logradouro correspondente ao endereço. Caso o CEP digitado seja válido, o sistema automaticamente carregará o s dados do logradouro;
  • Endereço Logradouro para cobrança/entrega;
  • Número Número do imóvel de entrega;
  • Complemento (Compl): Complemento do endereço (bloco, conjunto etc);
  • Bairro Bairro onde o logradouro é localizado;
  • Cidade Cidade do logradouro;
  • UF Sigla do estado da cidade do logradouro;
  • DDD DDD da cidade;
  • Telefone Telefone para contato;
  • Ramal Ramal, caso haja.

Exclusão de Contratos

Permite excluir um Contrato cadastrado. Confirme os dados exibidos na página (Código do Cliente e Data do Contrato) e, estando corretos, clique em "Remover". Caso não queira realizar a exclusão, clique em "Cancelar".

ATENÇÃO: O contrato excluído não poderá ser restituído. Portanto, tenha cautela ao realizar operações de exclusão!!!


Impressão da Relação de Contratos

Exibe um relatório, destino à impressão, de todos os contratos encontrados nos resultados da pesquisa.


Impressão de Contratos

Exibe um modelo do Contrato, destinado à impressão, com os dados significantes do Cliente (Razão Social, CNPJ/CPF, Endereço etc.), dados do Contrato (Data de Emissão, Frete, Prazo de Pagamento) e dados dos itens constantes do Contrato.

 

Condições de Contratos

 

As condições cadastradas aqui são utilizadas durante a impressão do contrato ou durante a visualização pelo cliente em sua área de acesso à Intranet da empresa.

Esta condições devem ser definidas pela política de venda da empresa e pode variar de unidade para unidade. Utilize os links abaixo para cadastrar e dar manutenção a estes itens informativos do pedido.

 

Tipos de Contrato

 

Os tipos cadastrados aqui são utilizados no contrato ou durante a visualização pelo cliente em sua área de acesso à Intranet da empresa.