Sintoma:

Este é o sintoma principal do cadastro único do ERPx. Ao se tentar cadastrar um cliente ou fornecedor que já existe no sistema essa mensagem aparece. Não é erro, mas um aviso.

Solução:

Se o fornecedor se tornar um cliente, basta procurar o cadastro do fornecedor e informar que ele também é cliente da empresa. Existe uma 'caixa' checkbox no cadastro do fornecedor para isto.

Se o Cliente se tornar fornecedor, editamos o cliente e informamos na seleção existente na primeira aba da página que ele é um fornecedor.

Observação:

No ERPx o cadastro é único e existe somente um por cpf ou cnpj. Desta forma se tentarmos cadastrar um cliente que já foi cadastrado como Fornecedore ou transportadora, vamos ver esta mensagem.

É comum este problema após um tempo quando um antigo cliente torna-se fornecedor da empresa, ou o contrário, um fornecedor usual da empresa passa a ser cliente.

Ao tentar cadastrar o novo cliente/fornecedor o sistema irá informa que o CPF ou CNPJ já existe no sistema, mas um busca pelo CNPJ ou CPF no modulo de fornecedores não irá retornar nada.

Lembre-se:

O sistema possui somente um cadastro geral de cada pessoa que é utilizada ou é mencionada no sistema, seja ela pessoa física, jurídica, funcionário da empresa ou produto rural. A tipificação do cadastro, isto é, se o cadastro é de um cliente ou fornecedor é independente deste cadastro geral.